Prefeitura Municipal promove Curso de Avicultura Básica para moradores do Assentamento Florescente

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou curso de Avicultura Básica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) para mulheres rurais do Assentamento Florescente.

O objetivo foi capacitar agricultores familiares para a criação de frango no sistema caipira com uso de técnicas adequadas de manejo nutricional, sanitário e instalações físicas.

O curso ocorreu entre os dias 16 a 20 de maio, na Estância Nossa Senhora Aparecida, localizada no Assentamento Florescente. A carga horária do curso foi de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, que foi ministrado pela instrutora, a Zootecnista Angélica Silva Stuchi do SENAR-MT. Ao todo, participaram do treinamento 14 moradores do assentamento.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “o curso de Avicultura foi oferecido aos moradores do Assentamento Florescente visando promover alternativas de geração de renda para a Agricultura Familiar, com a venda de ovos e aves abatidas”.

No curso foi ministrado diferentes conteúdos teóricos e práticos, tais como: Conceitos de avicultura, raças de aves de corte e postura, sistemas de produção, construção de aviários, construção dos piquetes, construção dos ninhos e dos poleiros, construção de chocadeira, seleção do plantel, aquisição de pintinhos, alimentação das aves, vacinação das aves, vermifugação das aves, venda dos machos, classificação dos ovos, noções de administração, comercialização e marketing, dentre outros.

A Secretaria de Agricultura, pretende iniciar um projeto piloto de avicultura caipira junto aos participantes do curso, visando promover a melhoria da segurança alimentar e geração de renda na Agricultura Familiar. O curso é realizado em parceria com Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos.